O final de ano pode ser tanto um desafio para quem empreende quanto uma oportunidade, por isso, para auxiliar os pequenos negócios nas datas festivas, o EXTRA ouviu o Sebrae e listou abaixo algumas dicas para potencializar os lucros dos microempreendedores individuais (MEIs) neste final de 2023.
De acordo com a gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae Rio, Margareth Carvalho, os consumidores estão mais dispostos a gastar no fim de ano e procuram promoções. Mas os empreendedores devem calcular bem as ofertas, já que elas podem reduzir os lucros.
“Embora promoções gerem um grande fluxo de clientes, elas podem reduzir as margens de lucro se não forem pensadas estrategicamente”, afirma Margareth.
Para as datas comemorativas, o dono de pequeno negócio precisa antecipar o planejamento e as ações para conquistar clientes. Além disso, especialistas sugerem “tematizar” ambientes de acordo com as datas, criar campanhas criativas, promover ações diferenciadas e oferecer benefícios. Essas orientações podem ser usadas ao longo do ano, independentemente das festividades.
“Os consumidores estão mais seletivos e avaliando o custo-benefício de suas escolhas. As promoções de Natal e Ano Novo são muito esperadas, e quem for mais criativo levará a melhor. Eles estão dispostos a expandir o período das compras e desejam promoções prolongadas. As compras passam pelo período das festas e se consolidam no momento pós-evento”, avalia Margareth.
Para quem quer continuar inovando em 2024, o Sebrae Rio aponta as sete maiores tendências para o empreendedorismo: práticas de ESG; digitalização dos negócios; inteligência artificial; novos modelos de negócios; personalização de produtos e serviços; empreendedorismo social; economia compartilhada; foco em saúde e bem-estar.
Agora veja dicas na prática de como melhorar suas vendas neste final de 2023, segundo a especialista do Sebrae:
Chamariz: mantenha a vitrine do estabelecimento atrativa e com novidades do momento;
Incentive o cliente a comprar: crie promoções. Por exemplo, invista em algo como “leve 3, pague 2”;
Sugestões de presentes: para os indecisos, recomende presentes personalizados e baseados nas suas necessidades;
Divulgue sua marca: aposte no marketing criativo. Seja capaz de atrair o consumidor;
Aproveite oportunidades de vendas com clientes atrasados: por falta de tempo ou de programação, muitos consumidores acabam deixando para comprar os presentes nos últimos dias ou na última hora. É importante ter um estoque de mercadorias para garantir a venda;
Tenha um ótimo atendimento e soluções rápidas: uma das dicas para encantar o cliente é de oferecer soluções rápidas e prontas, já que muita gente sempre tem dúvida do que comprar para presentear;
Ofereça vantagens e facilidades ao cliente: ofereça frete grátis, cartão-fidelidade, descontos e facilidades nas formas de pagamento, que são iniciativas atrativas para estimular o consumo nesta época do ano;
Garanta uma ótima experiência de compra: treinamento ajuda a atender o cliente de forma eficiente e respeitosa;
Diversifique: vale-presente também pode ser uma boa opção para aumentar as vendas no fim de ano;
Vendas para o Ano Novo: muitas pessoas estão de férias, e é possível atraí-las com promoções. Há possibilidade de tentar vendas agregadas durante as trocas de presentes.
Fonte: Contadores CNT