Importância da atividade física para reduzir os riscos de doenças crônicas

Manter uma vida ativa e hábitos saudáveis são fundamentais para a redução de riscos de condições crônicas, como a hipertensão e o diabetes, os quais são considerados maiores fatores de risco à saúde no Brasil.

A hipertensão arterial sistêmica é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Quando não controlada, leva a complicações como insuficiência cardíaca, insuficiência real e até acidente vascular cerebral.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, valores entre 85/130 mmHg e 90/140 mmHg são consideradas normais para adultos com mais de 18 anos de idade, ou seja, valores menores ou maiores do que os referidos, é recomendado uma consulta com o cardiologista.

Para crianças e adolescentes de até 17 anos, é válido conferir a tabela disponibilizada no site da Sociedade Brasileira de Cardiologia, clicando aqui.

Os fatores de risco modificáveis, como a ingestão elevada de sal, o excesso de peso ou a obesidade, o consumo de álcool, o sedentarismo e o tabagismo, aumentam o risco de desenvolvimento desse distúrbio.

Já o diabetes mellitus é causado por uma insuficiência na produção de insulina pelo pâncreas ou pela dificuldade de uso da insulina produzida pelo corpo. A falta desse hormônio resulta no aumento da glicose no sangue e pode causar danos aos olhos, rins e nervos, além de aumentar o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, para indivíduos com idade acima de 18 anos, a glicemia de jejum normal deve ser inferior a 99 mg/dL. Entre 100 mg/dL e 125 mg/dL é considerada glicemia de jejum alterada, de alerta e, em algumas literaturas ou até mesmo médicos, consideram “pré – diabetes”. Portanto, igual ou superior a 126 mg/dL já se enquadra como diabetes.

É válido ressaltar que o mais indicado é controlar a taxa de glicose em jejum de até 12 horas, visto que esta pode sofrer alterações devido ao alimento consumido e, também, em jejum prolongado.

Assim como no caso da hipertensão, fatores comportamentais têm importante papel no surgimento da diabetes. Logo, comer verduras e legumes, reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras, parar de fumar, manter o peso controlado e praticar exercícios físicos regularmente são as formas mais eficazes de se combater as doenças.

A Organização Mundial da Saúde recomenda a prática regular de pelo menos 30 minutos por dia de atividade física com intensidade moderada, como caminhadas, para que se possa prevenir de doenças crônicas não transmissíveis, além de ser o início dos hábitos saudáveis.

Desse modo, a atividade física se torna fundamental na prevenção e combate de doenças, visto que contribuem para a redução da adiposidade corporal, queda da pressão arterial, melhora do perfil lipídico e da sensibilidade à insulina.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Diabetes / OMS.

 

Compartilhe