Entenda o que mudou no mercado de trabalho que vai afetar empresas em 2024

No mundo dos negócios, já dá pra se notar mudanças de comportamento, sejam elas nas vagas de empregos, sejam elas nas contratações.

A escassez de profissionais e o aumento da concorrência são fatores que mudaram o mercado de trabalho e, em 2024, o cenário que é visto atualmente será diferente.

No que virá, o mercado contará com retenção de talentos, ações internas que valorizem o bem-estar organizacional e uma atenção especial para a diversidade e inclusão social.

A gerente de recrutamento e seleção de recursos humanos na RH NOSSA, Karina Pelanda, explica que “o maior desafio das empresas é saber equilibrar novas reivindicações de quem trabalha para alinhar expectativas com o que as empresas podem e devem oferecer, caso desejem manter-se competitivas no mercado”.

Pelanda entende que os colaboradores estão em busca de melhores empregos, se preparando com mais intensidade, fazendo cursos e aprendendo técnicas que aumentem sua empregabilidade.

Diante desse cenário, que já é visto atualmente, mas que será ainda mais forte em 2024, os profissionais desejam e procuram melhores condições de trabalho, como flexibilidade e compatibilidade entre a vida profissional e pessoal.

 Dito isso, confira os cinco pontos de atenção para empresas em 2024:

Valorização de talentos internos: encontrar e reter talentos já é um desafio há anos, e esse desafio tende a aumentar;
Diversidade e inclusão: o mercado de trabalho reflete o comportamento da sociedade;
Home office e trabalho remoto: o trabalho remoto já é uma realidade em muitas empresas, pois muitos colaboradores preferem fazer parte de organizações que ofereçam a conciliação entre vida profissional e pessoal;
Liderança diferenciada: o modelo de gestão e liderança que está se destacando é caracterizado pela horizontalidade;
Pacote de benefícios atraente: os profissionais não buscam apenas salários generosos, valorizando também a qualidade dos benefícios oferecidos pelas empresas. Em 2024, essa busca por benefícios será ainda maior.

De acordo com Pelanda, “uma empresa que oferece bons benefícios não se limita ao vale-refeição no início do mês. Os colaboradores estão procurando incentivos personalizados que também auxiliem em sua vida profissional, como apoio à formação e especialização, oportunidades para projetar suas carreiras, além de seguro saúde e flexibilidade na jornada de trabalho. Ao combinar essas ações, a empresa será capaz de reter talentos e valorizá-los adequadamente”.

Fonte: Contábeis

Compartilhe